Aplicativo Anatel: como funciona e as facilidades para os usuários?

A Agência Nacional de Telecomunicações fez o anúncio de que uma versão nova do Aplicativo Anatel Consumidor, um suporte através do qual pode receber queixas em relação a demais operadoras que trabalham na prestação de serviços de telefonia, TV e internet.

Essas reclamações são passíveis de realização através do aplicativo Anatel Consumidor, bem como pela página eletrônica da agência. Quem não possui o acesso à internet, pode, ainda, usufruir do meio de atendimento telefônico pelo 1331.

Ao tornar disponível essa ferramenta, a Anatel procura tornar o usuário um agente mais pró-ativo para regular melhor o mercado, em questão. O ideal é gerar ao usuário informações e instrumentos melhores para, ao ter o conhecimento de preços e o teor qualitativo, ele possa se tornar esse agente ativo.

Conheça os Planos de Celular da TIM agora mesmo: https://maistim.com.br/blog

aplicativo Anatel

Aplicativo Anatel Consumidor

O presidente da Anatel, Leonardo Moraes, comentou em uma entrevista que a agência atua em busca de empoderamento do usuário, e é por isso que apresentam canais de atendimento para que se faça o registro de reclamações. 

O canal se revelou extremamente efetivo, porém, há a necessidade de aperfeiçoá-lo. Essa plataforma promove a integração a demais sistemas que conseguem tratar de questões que envolvem os consumidores. Isto para que seja possível trazer facilidade e interatividade ao usuário em relação à agência, de modo a promover o registro de reclamação ou solicitação quanto à prestação de serviços de telefonia.

A presidência da Anatel também fez o destaque de que apresentar um número de protocolo de reclamação juntamente com a empresa de telefonia é bastante imprescindível para tornar mais fácil a localização e também para acompanhar a situação. 

Contudo, ainda sem esse protocolo, há a possibilidade de reclamar, de modo a posicionar a Anatel como uma intermediária quanto ao caso entre usuário e empresa.

Ao efetuar uma reclamação juntamente à Anatel, essas operadoras apresentam período de dez dias corridas para gerar retorno específico. Esse é um procedimento que pode ter companhia tanto através do app quanto através da página eletrônica da Anatel.

Satisfação do Consumidor

Outro ponto importante sobre o Aplicativo Anatel é que, de mesma forma como app de viagem, da categoria Uber, o usuário pode informar o nível de satisfação em relação À resposta que a operadora apresentou, gerando a ela uma pontuação que pode variar de 1 a 5 em sua nota.

Conforme Elisa Leonel, que é a superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel, essas alterações são devidas a circunstância da demanda de reclamações permanecerem acima da capacidade que o sistema pode suportar. Isto porque, este, tem defasagem quanto ao ponto de vista operacional.

O volume de atendimentos promove o registro de cerca de três milhões de reclamações anuais, considerando a apresentação de pico de quatro milhões. 

Dados da Anatel

Em mesmo cerimonial, a Anatel promoveu o anúncio de disponibilidade, no site, de painéis novos de dados de telecomunicação. Nesses dados é possível encontrar opções que regulamentam, promovem acessos, reclamações, segmentações relacionadas ao teor de competência legal, bem como indicadores da área telecomunicativa, velocidade e acessos da conexão.

aplicativo Anatel

Especificações do Aplicativo Anatel

Você pode fazer uso do app Anatel Consumidor para promover o registro e realizar o acompanhamento de todas as reclamações, pedido de sugestão ou informações, através de qualquer dispositivo móvel. 

Em razão desse canal, há a possibilidade de tirar dúvidas quanto aos direitos do usuário e consumidor através da função “Perguntas Frequentes”. Este app pode ser baixado em lojas de app de modo gratuito. 

O usuário pode fazer uso do mesmo cadastro de serviços de atendimento pela internet para fazer uso pelo aplicativo.

Assim que uma reclamação é registrada no aplicativo, a agência promove o encaminhamento da questão para quem está prestando o serviço de telecomunicação. Ela terá o prazo de 5 dias úteis para encaminhar uma resolução ao seu usuário/consumidor.

Isso ocorre em razão de que a Anatel não se responsabiliza pelo cuidado com reclamações individuais, porém o monitoramento do desempenho e conflitos solucionados pelas prestadoras de serviços!

Dicas finais

Antes de realizar a reclamação quanto aos serviços de telecomunicação, é importante procurar sua operadora e ter em mãos o protocolo correspondente ao atendimento realizado por esta empresa.

Se antes todo o procedimento de efetuar uma reclamação demorava horas e semanas, agora, com o sistema na palma das mãos dos consumidores, isso ficou muito mais fácil.

Se você procura um jeito mais simples de contar com o auxílio da Anatel, basta efetuar o download do aplicativo e ter à disposição as respostas para principais dúvidas e afins. 

O aplicativo traz inúmeras facilidades para o consumidor que, antes, perdia muito tempo em ligação telefônica ou passava por um stress gigante ao requisitar o auxílio da operadora.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *